domingo, 9 de fevereiro de 2014

Aviões de Santos Dumont na Revolução de 1932

O uso de aviões na Revolução de 1932 deixou um rastro inconcebível em Santos Dumont, pai da aviação e para os brasileiros o inventor do avião. Ao ver que esses aeroplanos serviam para atacar as forças paulistas, Dummont fez um último apelo ao governo, de nada adiantando. Abaixo, carta escrita por ele em 14 de julho de 1932. Enclausurou-se em sua casa situada no Guarujá, litoral paulista, onde no dia 23 seguinte comete suicídio. As fotos são de reprodução do acervo de Judith Meira Sampaio, irmã do combatente Natal Meira Barros






ÚLTIMA CARTA DE SANTOS DUMONT

"São Paulo, 14 de julho de 1.932
Meus patrícios. Solicitado pelos meus conterrâneos mineiros moradores neste Estado, para subscrever uma mensagem que se reivindica a ordem constitucional do pais, não me é dado, por motivo de moléstia, sahir do refugio a que forçadamente me acolhi, mas posso, ainda, por essas palavras escriptas, affirmar-lhes, não só o meu inteiro applauso, como também o apello de quem tendo sempre usado a gloria da sua Pátria, dentro do progresso harmônico da humanidade, julga poder dirigir-se em geral a todos os seus patrícios, como um crente sincero em que os problemas de ordem política e econômica, que ora se debatem, somente dentro da lei magna poderão ser resolvidos, de forma a conduzir a nossa Pátria á superior finalidade dos seus altos destinos.Viva o Brasil unido!Santos Dumont"

Reprodução do apelo de próprio punho de Santos Dumont, dirigido aos seus patrícios, aplaudindo o movimento em prol da constitucionalização da nossa Pátria.

Este documento foi escrito pelo glorioso brasileiro, pouco antes de sua morte precipitada pela ação dos aeroplanos a serviço da Ditadura. O documento foi entregue ao Assessor de Civismo com os seguintes dizeres:

"Ao C.L. Néco Pinheiro - Assistente de Civismo do L.16 para tirar xerocópias desta e enviar, para os Clubes de sua Divisão. Obrigado, Santos, 04.10.1980 - C.L. Rubens de Moura Leite, Veterano de 32 - do 3º B.C.V. - Setor Sul. Assinado : Rubens de Moura Leite"

Nota: A grafia utilizada na carta de Santos Dumont é original da época.



Nenhum comentário: