terça-feira, 28 de maio de 2013

A mulher piracicabana foi ao front em defesa da revolução

O civismo da mulher piracicabana é marca registrada desta terra
Autoria: Cecílio Elias Netto
Fonte: Memorial de Piracicaba-Almanaque 2000, do autor

Maria de Almeida Silveira é considerada uma das heroínas da revolução de 1932. Nascida em Piracicaba, formada pela Escola Normal na turma de 1927, era filha de Inácio Florêncio da Silveira – irmão benemérito da Santa Casa – e de Dona Iaiá, Antonia de Barros Silveira. Ao estourar a revolução, Maria foi uma das primeiras a alistar-se, convocando mulheres, fazendo discursos, vestindo o uniforme de enfermeira e indo para o front. Nos últimos dias de combate, tornou-se cozinheira do batalhão, esquecendo suas origens elitistas. Morreu em São Paulo.
No total, foram 12 mulheres piracicabanas que se alistaram , trabalhando na condição de enfermeiras, querendo enfrentar a ditadura Vargas: Odila Souza Diehl, Dulce Ribeiro, Carlinda Barbosa, Ana Silveira Pedreira, Rosalina Juliano, Matilde Brasiliense, Presciliana Almeida, Ida Bandiera, Nair Barbosa, Etelvina Pedreira e Maria Celestina Teixeira Mendes.
Pertencem ainda ao corpo de enfermeiras, inscritas: Nair de Toledo e Silva, Adelina de Toledo e Silva, Ambrosina de Campos Toledo, Mirtes Soares Arruda, Luiza Pinto dos Santos, Nelly Abrahão, Júlia Calil, Maria José Prates, Lourdes Godinho, Augusta Bragaia, Maria Isabel Machado César, Benedicta Dias Barros.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DIPLOMA DE PESQUISADOR ASSOCIADO HONORÁRIO DO 1º NC AO PRESIDENTE EDSON RONTANI JÚNIOR

O Presidente do 2º Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba (NCVPP) EDSON RONTANI JÚNIOR foi agraciado em 13 de maio de 2013 com o Diploma do título de Pesquisador Associado Honorário pelo Presidente do 1º Núcleo de Correspondência Paulistas de Itapetininga! Às Armas!!, o professor Jefferson Biajone.

Diploma do Título de Pesquisador Associado do 1º NC de Itapetininga

O NCVPP se sente muito honrado, parabéns ao nosso Presidente EDSON e agradece a gentileza do digníssimo Prof. BIAJONE.


 

MANIFESTAÇÕES SOBRE A SOLENIDADE ENTREGA MEDALHA MMDC EM PIRACICABA


Manifestações que o Núcleo MMDC Piracicaba “Voluntários de Piracicaba” recebeu após a solenidade comemorativa ao Dia da Juventude Constitucionalista e do ato de entra da Medalha MMDC.

“Meus parabéns ao Edson Rontani Júnior e ao nosso ínclito conselheiro de NC Egydio João Tisiani e a todos que direta e indiretamente colaboraram para a realização e efetivo sucesso dessa solenidade que não só entrou para a história cinquentenária da Sociedade, mas, sobretudo, de Piracicaba.”
Professor Jefferson Biajone – Presidente do Núcleo MMDC de Itapetininga e criador da modalidade atual dos Núcleos de Correspondência MMDC

“A cerimônia foi emocionante, vocês escolheram muito bem o local para o evento, que completou a importância da medalha. De coração muito obrigado.”
Vereador Pedro Cruz, ex-secretário municipal do Desenvolvimento Econômico

“O sucesso da solenidade era certo. O esforço em bem conduzir o evento não foi somente neste dia. É um trabalho de mais de 40 dias, ao organizar, pacientemente, os pequenos detalhes da cerimônia. Meu agradecimento por tudo. Piracicaba se destaca sobremaneira na história do Movimento Constitucionalista, principalmente pelo grande trabalho do Núcleo.
Coronel Mário Ventura, presidente da Sociedade de Veteranos MMDC São Paulo

“Com esse passo gigante e marcante para Piracicaba creio que fincamos e consolidamos de uma vez por todas nossa bandeira do MMDC.”
2° Tenente PM Egydio João Tisiani, fundador do Núcleo MMDC Voluntários de Piracicaba e seu primeiro presidente

“Gostaria de manifestar meus agradecimentos pela indicação na outorga da Medalha MMDC, motivo de extremo orgulho e responsabilidade. O mérito da medalha só me foi possível porque compartilhamos dos mesmos valores e objetivos em prol da preservação e celebração dos fatos históricos, sobretudo, da Epopéia de 32!”
Antonieta Sachs Mendes, diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

“Gostaria de parabenizá-los pela maravilhosa solenidade de entrega da Medalha MMDC, bem como agradecer pela indicação e recebimento de tão alta Comenda, que muito me orgulhou. Peço a Deus que abençoe a todos que resgatam tal história, para que cada vez mais possamos lembrar nossos heróis de 1932.”
Tenente Coronel PM Paulo José Palota

“Em nome de todos os professores da Faculdade Anhanguera que foram homenageados, a nossa gratidão e parabenizamos pela organização do evento e luta por causa tão nobre!”
Professora e Mestre Karen Roberta Moriggi - Coordenadora do curso de Pedagogia
Anhanguera de Piracicaba

“Lembrei-me com alegria das homenagens ao MMDC e recepções aos ex-combatentes e familiares que coordenamos pela SAMPM no Museu Prudente de Moraes. Também do patriotismo dos parentes próximos que se foram (Ennes Silveira Mello e Prudente Meireles de Moraes, irmão do Antonio Prudente, do Hospital do Câncer) e da tristeza dos familiares. Que muitos núcleos se formem e votos de muito sucesso no seu trabalho.
Maria da Gloria Silveira Mello, presidente da Sociedade Amigos do Museu Prudente de Moraes


“Parabéns pela sua iniciativa em realizar o evento do Núcleo MMDC - Piracicaba. Acho muito importante incluir esse assunto na próxima revista do IHGP.”
Vitor Pires Vencovsky, presidente do Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba

“Fico lisonjeado com o agradecimento e o meu proposito é o de sempre poder contribuir para a valorização da Epopéia de 1932. O que me deixou ainda mais feliz, foi presenciar a força que o Núcleo Piracicabano possui ao testemunhar aquele auditório tomado. Parabéns a todos pela Solenidade e estou sempre a disposição de todos”.
Tenente PM André Manoel

sábado, 18 de maio de 2013

O ESTIMADO COMBATENTE PIRACICABANO DE 1932 JOSÉ PACHECO FERRAZ - O "SEO JUCA"



  Neto do Coronel AQUILINO JOSÉ PACHECO e dona Rita de Arruda Duarte Pacheco, residia na Rua XV de Novembro entre a Boa Morte e a Governador onde hoje é a Casa Paroquial.
Seu avô Aquilino José Pacheco, foi Prefeito de Piracicaba em 1906, época da construção, fundação da Escola Agrícola – hoje “ESALQ”, onde administrou as obras da construção da Escola.

AQUILINO JOSÉ PACHECO 

Nasceu em Piracicaba em 1839, filho de lavradores, mais conhecido como Coronel Aquilino Pacheco, descrito como "figura de velho bandeirante afeito a vencer dificuldades, um dos grandes paulistas antigos".
Como uma das figuras de destaque do Partido Republicano (PR), teve vida pública não apenas em Piracicaba, mas também em São João da Bocaina (hoje denominado Bocaina, apenas), onde foi vereador e presidente da Câmara. Em Piracicaba, foi eleito vereador três triênios seguidos, escolhido pelos colegas de vereança para responder como intendente municipal durante seis anos seguidos, cargo equivalente a prefeito municipal.
Homem da mais absoluta confiança dos Moraes Barros, manteve fidelidade ao ideário republicano. 
Fazendeiro, foi reconhencido por seus princípios morais inabaláveis. O título de Coronel foi-lhe dado por pertencer à guarda Nacional.

Por parte de pai, JOSÉ PACHECO FERRAZ, foi neto de José Ferreira de Camargo e dona Floriza Ferraz de Camargo cujo casal foi pai do Padre João Batista Ferraz de Camargo que respondeu por muitos anos aos fiéis da Igreja São Benedito – Piracicaba.
Muito querido pela população piracicabana, ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932 seu nome foi dado à Rua no Bairro Santa Rita – Piracicaba/SP.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

DA PREMIAÇÃO DO CONSELHEIRO DO NÚCLEO MMDC DE PIRACICABA COM A MEDALHA E DIPLOMA MMDC



Caríssimos(as) amigos(as)

Quero agradecer por mais esta homenagem de ser agraciado com a mais distinta honraria da Medalha MMDC pela Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC a todos que em meu trabalho confiaram na frente do Núcleo MMDC de PIRACICABA agora excelentemente bem gerenciado pelo amigo e jornalista EDSON RONTANI JÚNIOR em prol da perpetuação da EPOPEIA PAULISTA DE 32.

Sinto-me emocionado e muito honrado por esta premiação que dedico ao meu saudoso avô Sr. Capitão da Força Pública (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo) JOÃO RODRIGUES GONÇALVES um dos muitos heróis da Revolução Constitucionalista e à minha terra, ELIAS FAUSTO, onde tenho a honra de ter nascido e à toda sua população pelo privilégio de ter recebido instrução e educação, enfim, toda a minha formação cívica de patriotismo.

Missão cumprida: sinto-me realizado como filho daquela querida cidade, como pai dos meus dois filhos que só me deram alegrias, como esposo da minha digníssima companheira de todas as horas HELENA nesses 38 anos de casamento bem sucedido com felicidades devido o respeito mútuo e a cumplicidade, como avô dos meus 4 netinhos que são o meu verdadeiro tesouro, como profissional militar e historiador, principalmente, à serviço da divulgação da pesquisa dos feitos dos nossos heróis combatentes paulistas da Revolução de 32.

Agradeço, sobretudo, à DEUS - TODO-PODEROSO e SOBERANO UNIVERSAL pelas enormes bênçãos que recebi e venho recebendo em minha trajetória de vida mediante minha oração e  FÉ posta em prática com minhas atitudes e, daqui em diante é pedir para que ELE continue me dando forças para viver os restos dos meus dias como bom cristão e chefe de família e quando for o seu desígnio de me chamar para outra dimensão me conceda na glória do SEU poder uma morte honrosa e digna deixando um bom legado para os meus descendentes.

Grato de coração a TODOS e continuamos NA LUTA!
Egydio João Tisiani (Conselheiro do Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba)


Diploma MMDC (anverso)

Diploma MMDC (reverso)

Medalha MMDC completa




segunda-feira, 13 de maio de 2013

FOTOS DA SOLENIDADE ENTREGA MEDALHAS MMDC EM PIRACICABA


“Voluntários de Piracicaba” comemora o Dia da Juventude Constitucionalista

   Estimativas oficiais indicam que perto de 200 pessoas compareceram, no dia 11 de maio de 2013, sábado, para a solenidade do Núcleo de Correspondência Voluntários de Piracicaba e da Sociedade de Veteranos de 1932-MMDC realizada na finalidade de encerrar em Piracicaba as atividade alusivas aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e comemorar o Dia da Juventude Constitucionalista. Na ocasião, foi entregue a Medalha MMDC a 30 personalidades que ajudaram a perpetuar o ideal constitucionalista, incluindo dois ex-combatentes vivos.
   A solenidade estava programada inicialmente para ocorrer no Auditório Helena Rovay Benetton, no Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba. Porém, sua capacidade para 70 convidados obrigou a coordenação das atividades a transferi-la para o Centro Cultural Maria Dirce de Camargo, na Estação da Paulista. O local, aliás, tem sua importância histórica, sendo que dele partiam os grupos de voluntários com destino a São Paulo, e de lá eram encaminhados aos municípios estratégicos que sofriam o avanço das tropas federais.
   O início das atividades deu-se às 10h55 tendo como apresentador e cerimonialista o jornalista Edson Rontani Júnior, presidente do Núcleo Voluntários de Piracicaba que, por decisão própria, ficou em pé apresentando o evento, cedendo seu espaço na mesa diretora para outros convidados.
   Ocuparam a mesa diretora o coronel PM Mário Fonseca Ventura (presidente da Sociedade de Veteranos MMDC – 1932), Sr. Amado Rúbio (comandante do Exército Constitucionalista de 1932), o deputado estadual Major Olimpio Gomes (representando o governador Geraldo Alckmin), o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico Tarcísio Angelo Mascarin (representando o prefeito Gabriel Ferrato), o vereador João Manoel dos Santos (presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba), o major PM Marcos Fernandes (comandante interino do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior do Estado) e o professor João Francisco de Aguiar (presidente do Núcleo MMDC em São Pedro).
   Edson Rontani Júnior iniciou agradecendo a presença de todos, inclusive da mídia regional, representada pelo Jornal de Piracicaba e pela TV Câmara. Houve apresentação dos membros atuais da diretoria, sendo o próprio Rontani, Anna Thereza Prado de Almeida Carvalho e Egydio João Tisiani (fundador do Núcleo e primeiro presidente). Ocuparam a palavra os membros da mesa, com exceção de Amado Rúbio e João Francisco de Aguiar.
   Tarcísio Mascarin, em nome do Executivo Municipal, considerou a Revolução de 1932 como um “exercício para a democracia”. João Manoel dos Santos, autor de lei que institui em Piracicaba as comemorações pertinentes ao 9 de julho, chegou a lembrar do ponto histórico que é a Estação da Paulista, onde ele mesmo desembarcou em 1962, vindo de Minas Gerais, para trabalhar e morar em Piracicaba. As palavras mais efusivas foram proferidas pelo deputado Major Olímpio, grande defensor da causa constitucionalista, lembrando o trabalho da Força Pública Estadual (atual Polícia Militar), composta em 1932 por 10 mil homens, que teriam de treinar, vestir, alimentar e ordenar cerca de 100 mil voluntários que pegaram nas armas durante os quase três meses da Revolução Constitucionalista.

 Por sugestão do público presente, pouco antes da entrega da Medalha MMDC, foi solicitado um minuto de silêncio às mães e aos filhos combatentes que tombaram durante o conflito da Revolução de 1932. O ato foi simbólico, significando um ato de gratidão às mães que criaram e perderam seus filhos pelo ideal constitucionalista. Cabe lembrar que a solenidade foi realizada na véspera do Dia das Mães. Todos os presentes saudaram o minuto do silêncio em pé.


Em seguida houve a entrega da Medalha MMDC às seguintes personalidades :


  * ADRIANA CRISTINA SGRIGNEIRO NUNES – Major da Polícia Militar
 * ANNA THEREZA PRADO DE ALMEIDA CARVALHO – vice-presidente do Núcleo MMDC Piracicaba
 * ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS (APCD-Regional Piracicaba) – a receber através de sua presidente Drª. Sandra Aparecida Barroso Furlan, representando a área de saúde (médicos, dentistas, enfermeiros e outros que auxiliaram na Revolução)
  * CESÁRIO DE CAMPOS FERRARI – historiador
 * CLAYTON LOTAR ANTICO BÜRGER – Coordenador e professor da Microcamp Piracicaba (representando a classe dos educadores)
  * EGYDIO JOÃO TISIANI – 2° Tenente da PM, fundador e primeiro presidente do Núcleo MMDC de Piracicaba
 * FÁBIO FERREIRA COELHO BRAGANÇA – Historiador do Departamento de História da Câmara de Vereadores
   * ISCAR ANTONIO BRESSAN – Ex-combatente da Revolução de 1932
   * IVANA MARIA DE FRANÇA NEGRI – Escritora (representando a classe dos escritores)
   * JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR – Presidente do Núcleo MMDC de São Pedro
   * JOÃO MANOEL DOS SANTOS – Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba
  * JORNAL DE PIRACICABA – a receber através de seu diretor Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso, representado pelo seu gerente comercial Adilson de Souza
   * JULIANA DE PINHO ROJAS – 1° Tenente da Polícia Militar
  * KAREN ROBERTA MORIGGI – Coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade Anhanguera de Piracicaba
   * KARINA GARDIN AMARAL – Coordenadora em Rio das Pedras da área de educação especial
   * MARCELO CACHIONE – Arquiteto, urbanista e Diretor do Departamento Histórico do IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba)
   * MARCELO OLIVEIRA – Presidente da Comissão Municipal de Eventos Cívicos de Piracicaba
   * MARIA ANTONIETA SACHS MENDES – Diretora do Museu Prudente de Moraes
  * MARIA DA GLÓRIA SILVEIRA MELLO – Presidente da Associação Amigos do Museu Prudente de Moraes
   * MARIA HELENA TOLEDO SILVEIRA MELO – Presidente do Núcleo MMDC de Jaguariúna
   * MÍRIS CRISTINA PARAZZI FOLSTER – Professora da Faculdade Anhanguera de Piracicaba
   * PAULO JOSÉ PALOTA – Tenente Coronel da Polícia Militar
  * PEDRO CRUZ – Vereador e Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico na gestão do prefeito Barjas Negri
   * RODOLPHO HOFF JÚNIOR - Major da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo
   * ROMEU GOMES DE OLIVEIRA – Ex-combatente da Revolução de 1932
  * SILAS ROMUALDO – Capitão do Exército e Comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba
  * SOLANGE ZAPAROLI BARBOSA DE OLIVEIRA – Professora da Faculdade Anhanguera de Piracicaba
  * TARCISIO ANGELO MASCARIM – Presidente do SIMESPI (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba) e Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico
  * VITOR PIRES VENCOVSKY – Presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba)
   * WILLIANS DE CERQUEIRA LEITE MARTINS – Capitão da Polícia Militar
   O evento contou com o apoio do Jornal de Piracicaba, Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas e da Secretaria Municipal de Ação Cultural. Os dois combatentes vivos não compareceram nem enviaram representantes. O Núcleo Voluntários de Piracicaba deve visitá-los em breve para condecorá-los com a Medalha MMDC.
   Após a outorga das medalhas ocuparam a palavra o major Marcos Fernandes falando em nome dos homenageados, o vereador Pedro Cruz, a escritora Ivana Maria de França Negri e as professoras Miris Cristina Parazzi Folster e Solange Zaparoli Barbosa de Oliveira.
   Enviaram justificativas de ausência e de sucesso ao evento : Fernando Grella Vieira (Secretário Estadual de Segurança Pública), Sérgio Antonio Furtuoso (Secretário Municipal de Relações Trabalhistas), Selma Maria Salvego de Aguiar (primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade), ex-vereador José Otávio Machado Mentem (coordenador do curso de Engenharia Agronômica da ESALQ/USP), Pedro Antonio de Mello (Secretário Municipal de Esportes), Luiz Antonio Balaminut (Secretário Municipal de Administração), Ronaldo Moschini (vereador), major Brigadeiro-do-Ar José Geraldo Ferreira Malta (comandante do IV COMAR – Comando Aéreo Regional), Fábio Ferreira Coelho Bragança (homenageado com a Medalha MMDC e representado por Marcelo Oliveira, outra homenageado) .


FOTOS:

Público e personalidades presentes na solenidade



Jornalista e Presidente do Núcleo MMDC de PIRACICABA EDSON RONTANI JÚNIOR inicia a solenidade

Mesa diretora composta da esquerda para à direita por: Comandante do Exército Constitucionalista Sr. AMADO RÚBIO; Presidente do SIMESPI (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba) TARCÍSIO ANGELO MASCARIM; Deputado Estadual Major PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES; Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC Coronel MÁRIO FONSECA VENTURA; Comandante do 10BPM-I Major PM MARCOS FERNANDES;  Presidente da Câmara Municipal Vereador JOÃO MANOEL DOS SANTOS; e o Presidente do Núcleo MMDC de SÃO PEDRO Prof. Dr. JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR (não aparece na foto). 



Discurso do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC Coronel PM MÁRIO FONSECA VENTURA


Discurso do Deputado Estadual Major PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES


Discurso do Cmt 10BPM-I Maj PM  MARCOS FERNANDES


Receberam a Medalha MMDC os agraciados, abaixo relacionados:

1. Major PM ADRIANA CRISTINA SGRIGNEIRO NUNES

2. Vice-Presidente do Núcleo MMDC de PIRACICABA ANNA THEREZA PRADO DE ALMEIDA CARVALHO

3. Historiador CESÁRIO DE CAMPOS FERRARI

4. Coordenador e Professor da Microcamp Piracicaba CLAYTON LOTAR ANTICO BÜRGER

5. Escritora IVANA MARIA DE FRANÇA NEGRI

6. Presidente do Núcleo MMDC de SÃO PEDRO Prof. Dr. JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR

7. Vereador JOÃO MANOEL DOS SANTOS

8. Gerente Comercial do Jornal de Piracicaba (JP) ADILSON ANTONIO DE SOUZA representa o Diretor MARCELO BATUÍRA DA CUNHA LOSSO PEDROSO

9. 1º Tenente PM JULIANA DE PINHO ROJAS

10. Historiador e Diretor do Departamento Histórico do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP) MARCELO CACHIONE

11. Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD-Piracicaba) representada pela sua Presidente SANDRA APARECIDA BARROSO FURLAN

12. Presidente da Comissão Municipal de Eventos Cívicos de Piracicaba MARCELO OLIVEIRA

13. Profa. da Faculdade Anhanguera de Piracicaba MÍRIS CRISTINA PARAZZI FOLSTER

14. Profª da Faculdade Anhanguera SOLANGE ZAPAROLI BARBOSA DE OLIVEIRA

15. Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera KAREN ROBERTA MORIGGI

16. Diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes MARIA ANTONIETA SACHS MENDES

17. Presidente da Associação Amigos do Museu Prudente de Moraes Sra. MARIA DA GLÓRIA SILVEIRA MELLO

18. Presidente do Núcleo MMDC de JAGUARIÚNA Prof. MARIA HELENA DE TOLEDO SILVEIRA MELO

19. Tenente-Coronel PM PAULO JOSÉ PALOTA

20. Vereador e Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico na gestão do Prefeito Barjas Negri PEDRO CRUZ

21. Major PM RODOLPHO HOFF JÚNIOR

22. Capitão do Exército Brasileiro (EB) e Comandante da Guarda Civil de Piracicaba SILAS ROMUALDO

23. Presidente do SIMESPI TARCÍSIO ANGELO MASCARIM

24. Coordenadora da Área de Educação Especial KARINA GARDIN AMARAL

25. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (I.H.G.P.) VITOR PIRES VENCOVSKY

26. Capitão PM WILLIANS DE CERQUEIRA LEITE MARTINS

27. Conselheiro do Núcleo MMDC de PIRACICABA, Historiador e 2º Ten PM EGYDIO JOÃO TISIANI

Edson recebe das mãos do Vereador Pedro Cruz em fundição o mascote NHÔ QUIM símbolo do XV de Piracicaba que foi criado pelo seu saudoso pai Jornalista EDSON RONTANI  


Encerramento da solenidade

Núcleo MMDC de PIRACICABA: Egydio João Tisiani - Conselheiro; Anna Thereza Prado de Almeida Carvalho - Vice-Presidente; Edson Rontani Júnior - Presidente


Créditos pelas fotos: Agradecemos imensamente ao nosso amigo e colaborador Major PM RODOLPHO HOFF JÚNIOR.

NOTA: Infelizmente não pudemos contar com as presenças dos nossos ex-combatentes por Piracicaba na Revolução Constitucionalista de 1932 Srs. ROMEU GOMES DE OLIVEIRA e ISCAR ANTONIO BRESSAN, ambos com 100 anos de idade) por estarem muito debilitados e não reunirem condições daquela que seria suas valiosas e imprescindíveis participações, no entanto o nosso Presidente de Núcleo EDSON RONTANI JÚNIOR encaminhará as respectivas medalhas para os mesmos.

O Historiador do Departamento de História da Câmara dos Vereadores FÁBIO FERREIRA COELHO BRAGANÇA justificou a sua ausência e no ato solene foi representado pelo Marcelo Oliveira.

Parabenizamos a todos os agraciados pela merecida honraria, bem como, também, agradecemos à sociedade piracicabana que compareceu em massa à solenidade onde tivemos perto de 200 espectadores que nos prestigiaram nessa inesquecível ocasião que entra para a história do nosso querido município.

Respeitoso abraço a todos,
Núcleo de Correspondência Voluntários Paulistas de Piracicaba (NCVPP)

Anexo 1:

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.430, DE 20 DE JUNHO DE 2011.

Inscreve os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), heróis paulistas da Revolução constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Serão inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, os nomes de Mário Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade, historicamente conhecidos como Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC), heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 20 de junho de 2011; 190º da Independência e 123º da República.

DILMA ROUSSEFF
Vitor Paulo Ortiz Bittencourt




domingo, 12 de maio de 2013

REPERCUSSÕES E NOTÍCIAS NOS JORNAIS SOBRE A SOLENIDADE REALIZADA EM 11/05 ENTREGA MEDALHA MMDC EM PIRACICABA



Ofício do Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo

JP edição de 14 de maio de 2013 página C6

A Tribuna Piracicabana Ano 39 Nº 10.186, de 18 de maio de 2013 página A4, Domingo

Gazeta de Piracicaba Ano X Nº 2.084, de 23 de maio de 2013 página 2, 5ª feira

A Tribuna de São Pedro edição do dia 18 de maio de 2013, Domingo

Jornal de Piracicaba, Ano 112 nº 39.219, página 1, domingo, 12 de maio de 2013


Jornal de Piracicaba, Ano 112 nº 39.219, página 5, domingo, 12 de maio de 2013




Gazeta de Piracicaba, Ano X, Nº 2.074, página 9, sábado, 11 de maio de 2013 

No dia 11, foi gravada entrevista sobre a solenidade alusiva ao Dia da Juventude Constitucionalista - MMDC com a outorga da medalha MMDC da Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC à 30 personalidades que vem se destacando em prol da perpetuação da Epopeia de 1932 na Estação da Paulista em PIRACICABA.
No link abaixo entrevistas que o Jornal da Câmara (JC) levou ao ar em 20/05/2013 contando também com a participação do Presidente do Núcleo de Correspondência Voluntários de Piracicaba jornalista Edson Rontani Júnior em gravação que pode ser vista dos 24:17 minutos até aos 27:45 minutos da citada gravação. .


http://pirainfo.com.br/site/noticias/sociedade-dos-veteranos-do-mmdc/

http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara07/noticias/imprimeNot.asp?id=15742

http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara07/noticias/imprimeNot.asp?id=15743