quinta-feira, 28 de março de 2013

JORNAL VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO ANO 1 Nº 1


Informativo do Núcleo de Correspondência Voluntários de Piracicaba













































ESTA POSTAGEM PODE SER MELHOR VISUALIZADA NO ISUU, NO LINK ABAIXO, SEM ANTES ESQUECER DE CLICAR NO "ACEITO OS TERMOS":



sábado, 23 de março de 2013

LÉO SILVEIRA MELLO - voluntário por Piracicaba




Nasceu em Piracicaba em 16 de maio de 1913. Foram seus pais, Estanislau Silveira Mello e Antonia da Costa Silveira Mello.

Diplomou-se pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, em 1938.
Em 1939 foi nomeado professor da Escola Profissional “Dr. Carolino da Motta e Silva”, em Espírito Santo de Pinhal, cargo que exerceu até 1955, quando então foi designado como Diretor da mesma Escola.
Como engenheiro-agrônomo possuía diversos títulos e inúmeros trabalhos executado dentro de sua especialização.
Casou-se com Ruth Vergueiro Silveira Melo e dessa união teve os seguintes filhos: José Eduardo, Luiz Antonio e Roberto.
Em 1959 mudou-se de Espírito Santo de Pinhal para a cidade de São Pedro. Foi eleito vereador à Câmara Municipal, de janeiro de 1960 a fevereiro de 1969. Foi agraciado com o título de “Cidadão Sampedrense”, outorgado pela Câmara Municipal de São Pedro.
Como sócio e na direção da Fazenda São Pedro, nesse município, participou de inúmeras atividades e obras de benemerência em prol dos mais necessitados, tendo deixado durante os anos que morou nessa cidade, inúmeros amigos.
Em 1972 transferiu-se com a família para Piracicaba e foi readmitido no serviço público na CATI, em Campinas, com o cargo de Assistente de Planejamento Agropecuário, onde permaneceu até 1978. Neste mesmo ano foi obrigado a afastar-se por motivo de doença e dois anos depois aposentou-se, vindo a falecer em 6 de agosto de 1982.
Foi Voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alistou-se na cidade de Piracicaba (SP) sob o número 526.

Documento comprobatório

Recebeu a MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO

DIPLOMA RELATIVO À MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO


Carteira de estudante da ESALQ de 1939



As informações e documentos foram fornecidos por seus filhos Roberto Silveira Mello e Luiz Antonio da Silveira Melo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

INAUGURAÇÃO DA PRAÇA GINO STRUFALDI


Matéria e fotos: Presidente do Núcleo MMDC de São Pedro Prof. JOÃO FRANCISCO DE AGUIAR

Foto 1: Gino Strufaldi, ex-combatente (cuidava do telégrafo em Santos) de 1932, foi Presidente da Sociedade dos Veteranos de 32-MMDC (biografia completa em http://www.sociedademmdc.com.br). 


Foto 2: pelo seu trabalho dedicado e incansável foi honrado publicamente com seu nome dado a uma agradável praça ao lado da Av. Nove de Julho e da Praça 14 Bis, na Bela Vista. A Av Nove de Julho que começa nas imediações da Av Faria Lima nos Jardins, sobe até o espigão da Av Paulista, passado sob a mesma pelo Túnel Nove de Julho e a seguir inicia uma descida, encontrando uma ilha (um parque alongado e arborizado. com pista de cooper e brinquedos infantis). Ao quase encontrar-se de novo no primeiro cruzamento ( fim do parque) encontra-se a Praça Gino Strufaldi.


Foto 3: a festiva e concorrida cerimonia deste sábado passado (16/03/2013) as 10 da manhã.  O mestre de cerimonias fala entusiasmadamente sobre o evento. Ao fundo do lado esquerdo membros da família, esposa do Cap Gino sentada a esquerda. Atrás das senhoras sentadas, o Vereador Toninho, o Comandante da APM do Barro Branco Cel PM José Maurício Weisshaupt Perez, o Cel Ventura, Cel Antonio Carlos Mendes  representante da maçonaria a qual o Cap Gino pertencia, Sr. Amado Rúbio, comandante do Exército Constitucionalista, o Sr. Walter Taverna, líder da Bela Vista e dono da cantina Concheta, um senhor e o Coronel Watanabe.

 .

Foto 4: o evento estava concorrido, de 100 a 150 pessoas presentes. Na foto pode-se ver ao fundo do lado direito a Banda Marcial da Polícia Militar abrilhantando o evento 


Foto 5: o Presidente da Sociedade dos Veteranos de 1932, Cel Mário Fonseca Ventura tras uma palavra.


Foto 6: a família de Gino Strufaldi ( esposa e demais familiares) recebe um quadro com o decreto que criou oficialmente a placa de inauguração da praça Gino Strufaldi


Foto 7: Sr. Cel Res PM Antonio Carlos Mendes - Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (amigo do Cap Gino Strufaldi, da maçonaria) exibe o capacete que ele sempre usava nas cerimônias que exaltava 1932.


Finalmente a Foto 8: os cadetes perfilados do Núcleo MMDC/32 Cadete Ruytemberg Rocha, também apresentando-se no evento





quinta-feira, 14 de março de 2013

ROTEIRO DA PROGRAMAÇÃO SOLENIDADE CONJUNTA PIRACICABA/SÃO PEDRO COMEMORATIVA AO 23 DE MAIO - DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA



Nota: Esta Programação ainda não é definitiva sendo que o nº de medalhas MMDC ainda não foi finalizado podendo ser incluídos outros homenageados convidados se estendendo o prazo até o dia 21/03/2013.

Incluído também o nosso 17º indicado: o Sr. CESÁRIO DE CAMPOS FERRARI - DD. Proprietário da Funerária Bom Jesus em Piracicaba.

Piracicaba, 15 de março de 2013
(Núcleo MMDC de Piracicaba)