sábado, 18 de maio de 2013

O ESTIMADO COMBATENTE PIRACICABANO DE 1932 JOSÉ PACHECO FERRAZ - O "SEO JUCA"



  Neto do Coronel AQUILINO JOSÉ PACHECO e dona Rita de Arruda Duarte Pacheco, residia na Rua XV de Novembro entre a Boa Morte e a Governador onde hoje é a Casa Paroquial.
Seu avô Aquilino José Pacheco, foi Prefeito de Piracicaba em 1906, época da construção, fundação da Escola Agrícola – hoje “ESALQ”, onde administrou as obras da construção da Escola.

AQUILINO JOSÉ PACHECO 

Nasceu em Piracicaba em 1839, filho de lavradores, mais conhecido como Coronel Aquilino Pacheco, descrito como "figura de velho bandeirante afeito a vencer dificuldades, um dos grandes paulistas antigos".
Como uma das figuras de destaque do Partido Republicano (PR), teve vida pública não apenas em Piracicaba, mas também em São João da Bocaina (hoje denominado Bocaina, apenas), onde foi vereador e presidente da Câmara. Em Piracicaba, foi eleito vereador três triênios seguidos, escolhido pelos colegas de vereança para responder como intendente municipal durante seis anos seguidos, cargo equivalente a prefeito municipal.
Homem da mais absoluta confiança dos Moraes Barros, manteve fidelidade ao ideário republicano. 
Fazendeiro, foi reconhencido por seus princípios morais inabaláveis. O título de Coronel foi-lhe dado por pertencer à guarda Nacional.

Por parte de pai, JOSÉ PACHECO FERRAZ, foi neto de José Ferreira de Camargo e dona Floriza Ferraz de Camargo cujo casal foi pai do Padre João Batista Ferraz de Camargo que respondeu por muitos anos aos fiéis da Igreja São Benedito – Piracicaba.
Muito querido pela população piracicabana, ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932 seu nome foi dado à Rua no Bairro Santa Rita – Piracicaba/SP.

Nenhum comentário: