terça-feira, 26 de junho de 2012

MUSEU PROMOVE VISITA MONITORADA À EXPOSIÇÃO "REVOLUCIONÁRIOS"! - COBERTURA COMPLETA


O Museu Histórico  e Pedagógico Prudente de Moraes recebe, na próxima semana, alunos da rede oficial de ensino para uma visita monitorada à mostra "Os Revolucionários", a qual permanece exposta até o dia 20 de julho. A visita se tornou possível por meio da parceria com o Núcleo MMDC de Piracicaba, através do seu presidente Egydio João Tisiani, e do 39º. Salão Internacional de Humor de Piracicaba, presidido por Edson Rontani Júnior. Ambos estarão presentes ministrando quatro palestras sobre a Revolução de 1932 e seus 80 anos, comemorados em 9 de julho próximo.
A intenção, segundo os membros do Núcleo MMDC, é fazer da visita uma forma de inteirar os alunos sobre a importância de Piracicaba no processo da Revolução de 1932.
A cidade, enviou dois batalhões de voluntários, com cerca de 900 pracinhas, muitos dos quais combateram nas cidades que formam o Vale do Paraíba, divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.
As apresentações ocorerão no Auditório do Museu H.P. Prudente de Moraes, em duas sessões: às 9h e às 14h das próximas terça e quarta-feiras. (26 e 27 de junho)
Esta ação é realizada em parceria à mostra "Os Revolucionários", resgatando a memória dos 80 anos da Revolução de 32. O Museu abriga, desde o dia 15 de junho uma sala com objetos do acervo do próprio Museu  utilizados no conflito armado, além de uma mostra paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba cujo foco é a intolerância, alusivo ao prêmio especial deste ano, na sua 39ª Edição.

Atenciosamente,

Maria Antonieta Sachs Mendes
Diretora

Museu H. P. Prudente de Moraes
Rua Santo Antonio, 641 - Centro - Piracicaba/SP
(19)3422-3069 / (19)3432-2148
mprudentedemoraes@ig.com.br
www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br



Foto: Chegada dos alunos da Escola Estadual Dr. João Sampaio para a primeira palestra do MMDC de Piracicaba sobre a Revolução de 1932 no auditório do Museu H.P. Prudente de Moraes no período da manhã do dia 26 de julho. A terceira na primeira coluna da esquerda para à direita a promotora deste evento e digníssima Diretora do Museu Maria Antonieta Sachs Mendes - a "Tô" Mendes. 

Foto: Alunos da Escola Estadual José Romão tradicional e conceituada da Vila Rezende reunidos para assistirem a  uma das palestra do MMDC de Piracicaba sobre a Revolução de 32 no auditório do Museu H.P. Prudente de Moraes realizada em 27 de junho.



Edson Rontani Jr., Vice-Presidente do Núcleo MMDC de Piracicaba numa das palestras ministrada no Museu Prudente. Foram realizadas ao todo 4 palestras: no dia 26 de junho às Escolas Estaduais João Sampaio e Edson Rontani (homenagem ao saudoso genitor de Edson Rontani Jr. que muito trabalhou em prol da educação na rede pública de ensino) e no dia 27 de junho às Escolas Estaduais Francisco Mariano da Costa e finalizando com a E.E. José Romão.


Acima, um dos muitos slides focando a Revolução de 32 que foram apresentados aos alunos das escolas da rede de ensino público no auditório do Museu. Na foto acima, o Símbolo maior do MMDC composto pelos primeiros heróis a morrerem pela causa Constitucionalista - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - inicias dos nomes que deram origem à sigla M.M.D.C. - saga histórica esta que foi exposta para conhecimento aos jovens pupilos presentes para conhecimento e conscientização objetivando a perpetuação do legado da Epopeia Paulista para às futuras gerações.

Conclusão: Visitas estas mediante ações realizadas com pleno êxito e excelente repercussão perante à opinião pública da sociedade piracicabana e esperamos continuar esta parceria para que esta seja a primeira de uma série da palestras e apresentações visando à divulgação dos feitos  heroicos dos valorosos combatentes constitucionalistas da Revolução de 1932 e, em especial, da decisiva participação dos nossos soldados Voluntários de Piracicaba que bravamente lutaram contra a voraz ditadura imposta por Getúlio Vargas e, entre eles, morreram em combate quatorze de seus filhos.
Recebemos, também, a visita de jornalista da Revista Veja e da TV Beira Rio que estão fazendo a cobertura deste evento supramencionado juntamente com entrevistas com os três últimos remanescentes vivos ex-combatentes piracicabanos em que estamos aguardando a publicação das edições que realizadas as apresentaremos em nosso blog para conhecimento.

Respeitosamente,
Núcleo MMDC de Piracicaba   





Nenhum comentário: