segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HERÓI PIRACICABANO: ENNES SILVEIRA MELLO

ENNES SILVEIRA MELLO



Histórico: “O primeiro piracicabano a morrer no campo de batalha foi Ennes Silveira Mello. Filho de José e Malvina Sampaio Silveira Mello, Ennes nascera em 27 de novembro de 1905. Era solteiro e agrimensor. Ele pertencera ao primeiro batalhão de voluntários e tomava parte na Frente Norte dos combates, em proteção da Fazenda Moraes em Queluz. No dia 15 de agosto de 1932, estava, com outros soldados, construindo um abrigo contra aviões na trincheira onde se encontravam. Tudo estava calmo, não havia batalha. Ennes saiu da trincheira para buscar taquaras que camuflassem a defesa quando foi atingido por rajadas de metralhadora que, na véspera, tinha sido montada, pelo inimigo, numa moita. Levado para o Hospital de Cruzeiro, morreu no dia 17. A morte de Ennes Silveira Mello acendeu ainda mais o fervor patriótico em Piracicaba. A mãe de Ennes, Malvina, em vez de lamentar a morte do filho, convocou a juventude para continuar a luta. Para o lugar de Ennes Silveira Mello, apareceram mais 50 voluntários.

MONUMENTO AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA

Tema da Obra: Homenagem aos combatentes da Revolução de 1932
Propriedade: Prefeitura
Iniciativa: Prefeito Luiz Dias Gonzaga e ex-combatentes.

Transcrição dos dados encontrados:

Placa 1: “ESTE É O VALOR DA TERRA ESTREMECIDA,/ É O POEMA DA GLÓRIA PIRACICABANA!/ PELA PÁTRIA A LUTAR, VIDA POR VIDA,/ TOMBARAM COM BRAVURA SOBERANA!/ DOR E MARTÍRIO DE UMA RAÇA FORTE,/ QUE É LUZ E IDEAL DE UM SENTIMENTO NOVO!/ SOBRE AS PEDRAS NÃO EXISTE A MORTE,/ PORQUE NÃO MORRE QUEM DEFENDE UM POVO! FRANCISCO LAGRECA”.

Placa 2: “Aos voluntários de 32/ o/ Povo de Piracicaba/ Ainda vivem no seu coração/ Ennes Silveira Mello, Natal Meira Barros, Homero Sampaio Roxo, Claudionor Barbieri/ Alexandre Petta, Romário Nery, Francisco Souza, Sylvio Cervelini (...)”

Placa 3: “Homenagem ao poder judiciário, que determinou, por acórdãos do TJSP e do STF, a volta deste monumento a esta praça, aqui erigido por força da Lei. Piracicaba, 18/12/88”.

Título: MONUMENTO À BÍBLIA

Localização atual da obra: Praça Ennes Silveira Mello
Localização anterior da obra: Parque do Mirante
Região: Centro   Bairro: Vila Rezende
Tema da Obra: Religiosidade Cristã

Descrição: Uma pedra reclinada de mármore branco representa a Bíblia aberta, onde foram inscritos dois versículos bíblicos, um em cada página representada. Entre esta peça e a base monolítica, está uma peça preta que representa a capa da Bíblia.

Iniciativa: Igrejas evangélicas, Conselho de pastores ou Igreja Metodista
Data da realização: 2° domingo de setembro de 1971

Transcrição dos dados encontrados:

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.” Salmo 119.105 / E disse Jesus: ‘Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim.’ João 14.5”.

Observações: Uma ação popular liderada por evangélicos, sugeriu a transferência do Monumento que originalmente foi instalado no Parque do Mirante, para a Praça Ennes Silveira Mello, próximo ao edifício Antonio Paquete (antiga Sorocabana). Em seu local de origem, a peça estava depredada e mutilada. Foi restaurada quando da transferência.



Nenhum comentário: