sábado, 22 de outubro de 2011

DO NÚCLEO VOLUNTÁRIOS PAULISTAS DE PIRACICABA: QUEM SOMOS E A NOSSA MISSÃO




Núcleo de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32
                                                     :. Quem somos e a nossa missão


   Saudações revolucionárias! Seja bem vindo(a) ao blog do Núcleo de Correspondência "Voluntários Paulistas de Piracicaba".  
   O Núcleo de Correspondência "Voluntários Paulistas de Piracicaba" se encontra localizado em Piracicaba, SP e trata-se de uma extensão da SOCIEDADE VETERANOS DE 32/MMDC que fundada foi em 07 de Julho de 1954, com personalidade jurídica de Associação Civil, sem fins lucrativos, com propósitos cívicos e patrióticos junto à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, sediada na Rua Anita Garibaldi, nº 25, São Paulo-SP, CEP 01018-020, CNPJ 46.381.083/0001-07 e reconhecida como de Utilidade Pública pela Lei Estadual 5.530 de 14/Jan/60 e pelo Decreto Municipal 8.790 de 23/Mai/I970.

Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC

     Fundado que foi a 22 de Outubro de 2011, trata-se de um dos núcleos pioneiros, porquanto foi o segundo da modalidade correspondência a ser criado desde a fundação da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC em 1952.


        Sendo, pois, de correspondência e de acordo com o artigo 4º de seu estatuto, o Núcleo "Voluntários Paulistas de Piracicaba” objetiva "pesquisar fatos relativos à memória e os feitos de veteranos que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932, sejam eles nascidos em Piracicaba ou que neste município vieram a residir, estando eles em vida ou já falecidos, de forma a gerar informações e difundir conhecimento".

                                                         .: Nosso efetivo atual :.

    Para melhor cumprir a sua missão, "Voluntários Paulistas de Piracicaba” é núcleo composto exclusivamente de sócios-correspondentes da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC, ou seja, sócios que realizam e publicam pesquisas acerca de histórias de vida de veteranos de Piracicaba, tanto no principal veículo de divulgação da Sociedade, o jornal 32 em Movimento, quanto em jornais locais, revistas, hipertexto e/ou em livros.
   Assim sendo, integram o "Voluntários Paulistas de Piracicaba” os sócios-correspondentes Egydio João Tisiani, fundador e presidente de Honra do Núcleo,  Edson Rontani Júniorpresidente associado do Núcleo, Anna Thereza Prado de Almeida Carvalhovice-presidente associada do Núcleo, 2º Ten PM André Manoel da Silva, colaborador associado do Núcleo, Vitor Egydio Bicudo Tisianiassessor jurídico e colaborador associado do Núcleo, o pesquisador associado Marcelo Acrani.


.: Por que um núcleo de correspondência em Piracicaba? :.

     Piracicaba, assim como os demais municípios do Estado de São Paulo, obedeceu ao chamado às armas por um novo governo e uma nova Constituição para o Brasil em 9 de Julho de 1932 e em 16 de julho de 1932 parte para luta na defesa da legalidade o 1º Batalhão de Voluntários Piracicabanos.
       Sob as auspicies do sacrifício dos jovens Miragaia, Martins, Drausio e Camargo, cujos nomes formaram a divisa da revolução - M.M.D.C. - paulistas de todo o estado engrossaram as fileiras dos batalhões voluntários e, em Piracicaba, os melhores de seus filhos fizeram o mesmo, tomando das armas, do brioso uniforme cáqui e do capacete de aço para lutarem por São Paulo e pelo Brasil.
     Com efeito, os esforços de guerra nesta cidade não passaram desapercebidos e nem foram inexpressivos às forças que se bateram contra os bravos voluntários de Piracicaba, na época cidade por demais estratégica na detenção do avanço das tropas legalistas e no apoio às três frentes de batalhas, principalmente a do Setor Norte.

Soldados de Piracicaba - heróis pelo Brasil
       Mas quem foram esses efetivos de voluntários piracicabanos? Que participação tiveram no conflito e como suas vidas foram influenciadas e influenciaram o mesmo? Por que o título do Blog receber a denominação de “VOLUNTÁRIOS DE PIRACICABA”?
      É objetivando responder questionamentos desse jaez que o Núcleo de Correspondência "Voluntários Paulistas de Piracicaba” foi criado e seu blog disponibilizado na rede mundial de computadores, porquanto a memória e os feitos  dos filhos desse município que completou 244 anos da sua fundação no maior movimento cívico da história do Estado de São Paulo não poderão jamais serem esquecidos.
       A todos os visitantes as nossas mais calorosas e efusivas boas vindas!
|||
Blog inaugurado em 22 de Outubro de 2011

      Comentários, sugestões e/ou informações? Por favor, isso pode ser feito por intermédio do envio de uma mensagem ao nosso endereço de correio eletrônico:


Nosso núcleo e veteranos de 32 agradecem a visita!





Nenhum comentário: