sábado, 22 de outubro de 2011

Os Voluntários de Piracicaba e a Sala dos Revolunários de 1932 no Museu Prudente de Moraes

Voluntários de Piracicaba

Foto tirada em data ignorada na Estação da Luz, capital paulista, na qual aparecem Donato Antonio Salvego, Olindo Elias e Mário Gianote. Eles saíram de Piracicaba rumo a São Paulo para engrossar o corpo de combatentes na Revolução de 1932. O levante, ocorrido de julho a outubro daquele ano, tinha por objetivo depor o presidente Getúlio Vargas e clamava uma nova constituição para o Brasil. Como legado histórico, este foi o último conflito armado ocorrido em solo nacional. (Edson Rontani Júnior)


Sala dos Revolunários de 1932 - Museu Prudente de Moraes em Piracicaba



Até os anos 80, muitos professores referenciavam aos alunos a sala da Revolução Constitucionalista abrigada pelo Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, situado em Piracicaba. A mesma sumiu após a reforma entregue em setembro de 2009. Nesta foto, de 1991, do Studio Spavieri, vê-se a sala que tinha, entre outros itens, a relação e imagens dos pracinhas piracicabanos que combateram na Revolução de 1932. Piracicaba sempre se orgulhou por ter enviado um dos primeiros batalhões de voluntários da insurreição paulista, maioria combatendo no Vale do Paraíba. O Museu tinha ainda armas, utensílios, documentos e uma bandeira confeccionada por mulheres piracicabanas que acompanhou o batalhão que partiu da Praça José Bonifácio para a capital paulista. (Edson Rontani Júnior)

2 comentários:

Prof. João Francisco de Aguiar disse...

Prezados Srs.

Meu pai, Sebastião de Azevedo Aguiar foivoluntário e combatente pelo Batalhão de Piracicaba
Gostaria muito de saber se os srs tem algum tipo de informação sobre ele, onde serviu, por qto tempo etc
Atenciosamente

Joao Francisco de Aguiar, prof. Dr.
jf.aguiar@uol.com.br
11-95456261

NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA VOLUNTÁRIOS DE PIRACICABA disse...

Prezado Prof. João F. de Aguiar, nós temos somente os dados dos ex-combatentes piracicabanos que morreram em combate ou foram sepultados aqui em Piracicaba e não encontramos o nome do Sr. Sebastião de Azevedo Aguiar. Pudemos apurar um Sr. com este nome que foi Prefeito em 1947 de São Pedro-SP, inclusive é nome de rua lá, caso seja o seu genitor, me confirme, que podemos entrar em contato com a Prefeitura daquela cidade para levantar seus dados biográficos. Grato pelo seu interesse.