domingo, 30 de outubro de 2011

DO PRESIDENTE DO NÚCLEO MMDC DE PIRACICABA EDSON RONTANI JÚNIOR
                   Núcleo de Correspondência da Sociedade dos Veteranos de 32
Presidente e Pesquisador Associado 
do Núcleo
Edson Rontani Júnior é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-graduando em Jornalismo Contemporâneo.Iniciou a carreira de jornalista logo cedo. Aos 8 anos de idade publicou seu primeiro jornal, feito em mimeógrafo, com base na influência de seu pai, Edson Rontani, considerado o pai do FAZINE no Brasil. Em 12 de outubro de 1965, o velho Rontani editou o “Ficção” o primeiro fanzine que se tem notícia no solo brasileiro, feito de forma artesanal e impresso para 300 leitores que amavam as histórias em quadrinhos, dentre eles Gedeone Malagola, Jô Soares, Maurício de Souza e José Mojica Marins (o “Zé do Caixão”).
O produto era feito em mimeógrafo a tinta e, seu filho, por volta de meados dos anos 70, foi impulsionado a elaborar jornais da mesma forma entregues depois aos amigos e familiares. Esse foi o pontapé inicial para que Edson Rontani Júnior desenvolvesse o jornalismo até o início dos anos 80, fotografando, editando, imprimindo e entregando o jornal que passou pela fase de mimeógrafo e xérox, numa época em que o computador ainda não era um aliado à profissão.
Profissionalmente estreou no jornalismo em 1979 quando o jornalista Paulo Markun o convidou, com alguns parentes, para assinar a editoração do “Jornal do Povo Júnior”, página infantil publicada semanalmente no “Jornal do Povo”, editado em Piracicaba com circulação três vezes por semana.
Em 1984 passou a trabalhar como sonoplasta da Rádio Difusora F.M. Em 1989 foi redator do setor de jornalismo da Rádio Difusora A.M, trabalhando ao lado do deputado estadual Roberto Moraes.
Ingressou no Curso de Comunicação Social da Unimep em 1987 formando-se na mesma instituição em 1991 na habilitação de jornalismo. Recebeu o Prêmio Losso Netto categoria rádio. Está registrado na profissão sobre o MTb. 22.694. Atualmente cursa especialização (pós-graduação) na Unimep no curso “Jornalismo Contemporâneo : Tendência das Novas Mídias”.
Passou como colaborador pelo “Diário de Piracicaba”, “O Democrata” e “TV Beira-Rio”. Sua ênfase é dada na área de jornalismo cultural.
Foi jornalista-responsável e editor-chefe do Departamento de Jornalismo da Rádio Alvorada A.M. de 1990 a 1998.
Em 1994, fundou a ERJ Comunicações que até os dias atuais assessora a área odontológica do estado de São Paulo, sendo responsável pelas divulgações de entidades como a Uniodonto de Piracicaba, Uniodonto do ABC, Uniodonto de São Paulo, Uniodonto Paulista, Associação de Endodontia da FOP/Unicamp e APCD-Associação dos Dentistas. Publicou informativos para o Liceu Albert Einstein, Grupo Bom Jesus e Abil-Grupo Unidas. Muitos destes informativos ainda estão circulando completando mais de 10 anos de veiculação.
Na década atual resolve dar continuidade ao trabalho de seu pai, Edson Rontani, também criador do “Nhô Quim” (o mascote do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba) e da coluna “Você Sabia”. Foi através da coluna “Você Sabia”, originalmente publicada no “Diário de Piracicaba de 1981 a 1989 e no “Jornal de Piracicaba” de 1989 a 1997 que ele vem propagando o resgate cultural em Piracicaba.
Atualmente é responsável por uma coluna de cinema e vídeo na “Tribuna Piracicabana”, coluna “A foto histórica” na “Tribuna Piracicabana” e passou a reeditar em 2002 a coluna “Você Sabia?” no Jornal de Piracicaba, sendo que desde novembro de 2008 vem reeditando com fatos atuais a publicação. Além disso, edita diversos informativos empresariais em Piracicaba e região.
É conselheiro do Clube dos Escritores de Piracicaba, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e presidente da Comissão Organizadora do 39°. Salão Internacional de Humor de Piracicaba (2012).
  Edson tornou-se sócio correspondente da Sociedade dos Veteranos de 32/MMDC e, a 17 de março deste ano, Vice-Presidente e Pesquisador Associado do Núcleo de Correspondência “VOLUNTÁRIOS PAULISTAS DE PIRACICABA” sob nº 10.460 e a 8 de outubro de 2012 assumiu a Presidência do Núcleo de Correspondência "VOLUNTÁRIOS PAULISTAS DE PIRACICABA" que atualmente preside.

Sócio MMDC nº:  10.460
     
     Correio eletrônico para contato:

                                        erj@merconet.com.br

A Sociedade dos Veteranos de 32 precisa de você!

Nenhum comentário: